domingo, 13 de julho de 2008

5o dia: Cracóvia

Ficamos sem conexão nos últimos dias e os diários se acumularam. A partir de amanhã vamos fazer uma retrospectiva e postar muitas fotos. Abaixo o texto de hoje, postado pela estudante Luna Naidim.

Hoje viemos para a Cracóvia, no ônibus vimos a primeira parte do filme “A Lista de Schindler”. Depois de cinco horas de viagem desembarcamos no bairro judeu. Uma lenda conta que no século XIV, o rei Casimiro se apaixonou por uma judia e resolveu proteger o povo judeu, colocando-os próximo ao castelo. Os nazistas transformaram Cracóvia na sede do Governo Geral de ocupação e não queriam os judeus perto deles. Portanto, o gueto foi formado do outro lado do rio, mantendo o antigo bairro judeu preservado.
Fomos a quatro sinagogas. Uma delas, neologista (pai do movimento reformista), lembrava as igrejas e as construções mouras. Cheia de detalhes, de ouro, muito pintada, muito alta...linda!! Paramos para o almoço e depois fizemos o caminho que os judeus fizeram em direção a área onde era o gueto de Cracóvia. Atravessamos a ponte e chegamos em uma praça cheia de cadeiras. Paramos para falar sobre os Justos Entre as Nações. Lembramos o que significam, quem foram e quantos foram em cada pais. As cadeiras estão todas viradas para uma farmácia que pertencia a Tadeusz Pankiewicz, um não judeu que resolveu permanecer com a sua loja dentro da área do gueto. Ele deu remédios de graça, sediou encontros entre os intelectuais e cedeu o espaço para a organização do levante. Por tudo isso, foi um dos 6.004 poloneses considerado Justo Entre as Nações.
Por causa da chuva, pegamos o ônibus e passamos na frente da fabrica de Schindler, mas estava sendo reformada e não deu para ver direito. Seguimos em direção à cidade velha. Chegamos em uma praça cheia de gente e com muitas igrejas, uma do lado da outra, de vários estilos. Lá tivemos duas horas de tempo livre para passear.
Amanhã vamos ao complexo de Auschwitz. Será o dia mais pesado, físico e emocionalmente. Como nos outros dias, sairemos do hotel 7:30 da manha e só voltaremos às 22h ou 23h. A diferença para o Brasil é de cinco horas mais tarde aqui na Polônia.



Nenhum comentário: