sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Gilad Shalit, concerto "Clamor para mundo".

Em Julho de 2010, foi feito um concerto perto da Faixa de Gaza, chamado CLAMOR PELO MUNDO,  depois que o Gilad Shalit havia sido sequestrado e mantido em cativeiro pelo Hamas (organização terrorista) por 4 anos, totalmente isolado, sem ninguém autorizado a visitar e examinar a sua condição médica geral, incluindo a Cruz Vermelha  ou qualquer outra organização humanitária. Shlomo Artzi, um cantor israelense bem conhecido, cantou a música que é associada à  SUKOT, YOTER MIZA ANACHNU LO TZRICHIM (MAIS DO QUE ISSO NÓS NÃO PRECISAMOS) ,para chamar a chuva, pois em Israel Sukot acontece no outono.

 Vou traduzir o primeiro verso e o refrão:

Secaram os olhos de lágrimas,
A nossa boca tinha silenciado
O que mais vamos perguntar, o que mais?
Quase tudo ja tinhamos pedido.

Deixe a chuva apenas no seu momento,
na primavera nos distribuia flores
que possa voltar à sua casa,
Mais que isso nao precisamos.

Que Gilad Shalit possa  voltar para  a sua casa, assim falou Shlomo Artzi para mais de 1000 pessoas presentes. O mundo ouviu aquele clamor? Pode ser que sim.

Hoje Gilad Shlit, o soldado seqüestrado se encontra em cativeiro por 1825 dias, 5 anos. Felizmente, um acordo entre Hamas e Israel foi alcançado  e na proxima semana Gilad voltara para sua casa, no norte de Israel.
Não nos esqueçamos o preço que Israel vai pagar por esse acordo: 1000 terroristas, prisoneiros que fizeram e ajudaram em assassinatos de inocentes israelenses.
 
Gostaria de falar de uma coisa que tem a ver com Sukot; A unidade.
Em Sukot a gente abençoa os 4 MINIM – as 4 especies:
- ETROG (limão) – que tem tanto cheiro e sabor - semelhante aos que guardam a Torah e fazem boas ações.
- LULAV - que tem um sabor, mas sem cheiro, semelhantes aos que guardam a Torá, mas não fazem boas ações.
- HADAS – que tem um cheiro agradável, mas não tem sabor, como aqueles que realizam atos bons, mas não mantem a Torah.
- ARAVA – eles não tem nem gosto, nem cheiro, similar àquelas que não fazem o bem, nem mantem a Torah.

E por que a gente abençoa as 4 espécies juntas? Porque um dos segredos do povo judeu, motivo pelo qual ele conseguia sempre sobreviver, é a unidade. Nós somos diferentes um dos outros, moramos pelo mundo inteiro, uma comunidade longe da outra, mas de qualquer maneira permanecemos juntos, como uma unidade.
Israel, como sabemos, é muito dividida: religiosos e seculares, árabes e judeus, veteranos e novos imigrantes, etc. Não obstante, nas próximas semanas Israel estará em euforia pela volta de Gilad: um sentimento prevalece em todo o país com o retorno de Gilad, que  também nos trará de volta a nós mesmos. Adultos vão chorar, jovens vão sorrir, essa é a unidade. Essa é a solidariedade de nosso povo. 

YOTER MIZA ANACHNU LO TZRICHIM

Por Matan Rosenstrauch

Nenhum comentário: