quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Falando de Yitzhak Rabin por Matan Rosenstrauch

"Falando de Yitzhak Rabin z"l, estamos acostumados a ouvir palavras como paz,  esperança, unidade do povo em Israel, liderança entre outros.
Isso e razoável, já que parece que a PAZ nunca esteve tão perto, o povo nunca foi tão unido (salvo alguns campos extremistas), e a esperança nunca foi tão grande e  abrangente.Um dia peguei um táxi na cidade onde morava, Beer Sheva. O taxista e eu estávamos falando de paz. Ele, uma pessoa que sempre votou pro Likud (partido de direita conservadora), disse: “Naquele ano, não importava se você era de direita ou esquerda, porque, inclusive eu acreditei que a paz estava perto.”
 Portanto, a liderança que pode atingir a paz, também é a que atrai a confiança do povo. Rabin era capaz de fazê-lo, pois a esperança aqueles dias foi grande, e abrangente. "Hoje, não sei quanta fé eu tenho na paz” - disse o motorista. Precisamos de um novo Rabin e nós teremos um, e como ele virão Yamim Aherim (outros dias), como diz uma musica israelense: “nós veremos os outros dias, subindo, vindo do vale, descendo no alto das montanhas, rindo os amores, a primavera, a juventude, e as coisas que já haviamos esquecido”.

Matan Rosenstrauch - Sheliach Hillel Rio de Janeiro

Nenhum comentário: