segunda-feira, 21 de julho de 2008

YAD VAED - ON LINE 21-07

São 10:00, estamos no norte nas margens do Kneret. Chegamos ontem a noite, depois de um pit-stop em Hertzliach. Acabamos saindo tarde de Jerusalem pois visitamos os museus Yad Vashem (holocausto) e A la Tefer (no limite/da coexistencia) e depois fizemos um debate comparativo das estratégias e conteúdo dos museus.

(...) depois contamos mais...

Agora visitamos o cemitério (nossa especialidade, hehe) do Kneret e conhecemos a história de Katz Nelson (idealizador dos kibutzim), poetiza Rachel, Nomi Shemer (compositora de Yerushalaim shel zahav) entre outros.
Mais uma vez, estamos postando do celular entao nao rola uploads de fotos, talvez a noite...
A viagem está maravilhosa o grupo está super unido apesar de incrivelmente heterogeneo e estamos todos muito bem. Algumas bolhas, calos e rouquidão de tanto andar, escrever e debater... e olheiras também!!
Neshikot para todos os pais, amigos, parentes e leitores do nosso BLOG!

YAD VAED - Kibutz Lotan (17-07)

Em Lotan conhecemos o trabalho de um Kibutz que vive em uma sociedade sustentável, com 3 principais atividades: Bird Watching, Holistic activities como Whatsu (shiatsu na agua) e reciclagem. Tomamos um chá natural e visitamos o lojinha do Kibutz. Fizemos também um debate com uma das moradoras do Kibutz que explicou os valores da comunidade de 55 membros responsável por Lotan.
Seguimos de lá para a tenda Beduina. Por isso ficamos 3 dias sem internet já que depois, ao chegarmos em Jerusalem, era Shabat!

YAD VAED - Chegada em Israel (16/07)

Ao chegarmos em Israel, trocamos dinheiro no aeroporto e seguimos para Eilat. A viagem foi tranquila. No caminho paramos em uma parada de estrada e comemos o primeiro Shawarma da viagem. Uma delícia!
Chegamos em Eilat por volta das 8 da noite, o calor era maior que do Rio. Depois do banho, fomos dar uma volta na cidade. Aproveitamos as liquidações e fizemos compras no shopping. A cidade estava cheia por causa do verão. Sentamos em um bar na areia, a galera aproveitou para ficar com os pés na água do Mar Vermelho.

De manhã fomos para a praia fazer snorkel. A vida aquática é muito rica! A paisagem é linda e a galera aproveitou a praia, o sol e as montanhas ao fundo. De lá é possível ver mais três países além de Israel: Jordânia, Egito e bem ao fundo, Arábia Saudita. Saímos, apesar do paraíso que estava, em direção ao Kibutz Lotan.

quarta-feira, 16 de julho de 2008

YAD VAED - Algumas fotos, finalmente!!!

São muitas lentes, muitas visitas, muitos angulos de visão.
Dedicamos esta madrugada ao upload de algumas fotos que mostram a parte acadêmica, cultural, os estudos e um pouco do nosso lazer também. Temos milhares de fotos didáticas e artísticas dos locais visitados, mas estas estamos guardando muitas para uma futura exposição, um dos projetos pós viagem. Visitem em:

http://www.flickr.com/photos/hillelrio/sets/72157606213348797/

As fotos são de vários participantes, inclusive dos fotógrafos Caroline Valansi e e Daniel Ari Sved.

Yad Vaed - Sobre o 6o Dia


Segunda-feira fomos à Auschwitz. Passamos o dia em função disso. Primeira parada: campo 1, para onde eram levados os prisioneiros de guerra russos e onde ficava o comando geral do campo. Hoje em dia é um museu com fotos e pertences dos que morreram em Auschwitz como malas, roupas e cabelo., o que enocionou muito o grupo. Depois do almoço fomos à segunda parte: Birkenau, o campo de extermínio. o tamanho impressiona muito. Só nas câmaras de gas cabiam 2500 pessoas de cada vez. Ao fim da visita, uns foram rezar, outros meditar, houve choro, abraços. O dia foi exaustivo, físico e psicologicamente. No fim do dia não fizemos a tradicional reunião resumo (Sikum), apenas relaxamos e confraternizamos nos quartos do hotel.

Yad Vaed está indo pra Eretz Israel

Estamos dentro do avião da El-Al.
A estadia na Polonia foi incrível. Ontem fizemos um Sikum muito produtivo e emocionante. Ontem passamos o dia em Lodz, visitamos o cemitério, seguimos para o gueto e a praca de deportacao, onde ha um monumento muito imponente. Em cada local, histórias, debates e emoçao. O dia de hoje será corrido e colocaremos fotos assim que tivermos acesso pelos notebook. esta postagem esta sendo feita via celular.
Estao todos muito bem.
Shalom,
Grupo Yad Vaed.

domingo, 13 de julho de 2008

5o dia: Cracóvia

Ficamos sem conexão nos últimos dias e os diários se acumularam. A partir de amanhã vamos fazer uma retrospectiva e postar muitas fotos. Abaixo o texto de hoje, postado pela estudante Luna Naidim.

Hoje viemos para a Cracóvia, no ônibus vimos a primeira parte do filme “A Lista de Schindler”. Depois de cinco horas de viagem desembarcamos no bairro judeu. Uma lenda conta que no século XIV, o rei Casimiro se apaixonou por uma judia e resolveu proteger o povo judeu, colocando-os próximo ao castelo. Os nazistas transformaram Cracóvia na sede do Governo Geral de ocupação e não queriam os judeus perto deles. Portanto, o gueto foi formado do outro lado do rio, mantendo o antigo bairro judeu preservado.
Fomos a quatro sinagogas. Uma delas, neologista (pai do movimento reformista), lembrava as igrejas e as construções mouras. Cheia de detalhes, de ouro, muito pintada, muito alta...linda!! Paramos para o almoço e depois fizemos o caminho que os judeus fizeram em direção a área onde era o gueto de Cracóvia. Atravessamos a ponte e chegamos em uma praça cheia de cadeiras. Paramos para falar sobre os Justos Entre as Nações. Lembramos o que significam, quem foram e quantos foram em cada pais. As cadeiras estão todas viradas para uma farmácia que pertencia a Tadeusz Pankiewicz, um não judeu que resolveu permanecer com a sua loja dentro da área do gueto. Ele deu remédios de graça, sediou encontros entre os intelectuais e cedeu o espaço para a organização do levante. Por tudo isso, foi um dos 6.004 poloneses considerado Justo Entre as Nações.
Por causa da chuva, pegamos o ônibus e passamos na frente da fabrica de Schindler, mas estava sendo reformada e não deu para ver direito. Seguimos em direção à cidade velha. Chegamos em uma praça cheia de gente e com muitas igrejas, uma do lado da outra, de vários estilos. Lá tivemos duas horas de tempo livre para passear.
Amanhã vamos ao complexo de Auschwitz. Será o dia mais pesado, físico e emocionalmente. Como nos outros dias, sairemos do hotel 7:30 da manha e só voltaremos às 22h ou 23h. A diferença para o Brasil é de cinco horas mais tarde aqui na Polônia.



quarta-feira, 9 de julho de 2008

YAD VAED chega à Polônia!

Galera,
Chegamos na Polonia. Hoje visitamos o Cemitério e o que restou do muro do Gueto de Varsóvia.
Impressionante que o cemitério representa VIDA. Vida ativa da sociedade judaica junto à sociedade polonesa. Muita gente importante, muita gente brilhante, médicos, artistas, economistas, advogados, filósofos, educadores e tudo que a sociedade da primeira metade do século XX poderia proporcionar. Nas fotos abaixo, o nosso grupo junto ao túmulo do escritor IL Peretz e junto ao muro.
Vamos postando aqui as novidades em em breve muitas fotos no flickr!
Estamos todos bem, estamos comendo bem, dormindo bem. Família, amigos e namorados, não se preocupem!

Obs: A Carol Valansi não está nas fotos pois está atrás das lentes.