sexta-feira, 3 de abril de 2009

Mês de Março no Hillel

Março foi um mês agitado para nós. Com muitos eventos, a agenda esteve lotada do início ao fim.

Começamos com as inscrições para o Taglit de Julho de 2009. Mais de 140 pessoas compareceram à casa para se inscrever para o programa. A divulgação dos sorteados dos dois grupos, cada um com 40 pessoas, aconteceu na Festa de Purim do Hillel, no Clube dos Macacos.

Nos dias 3, 9 e 12 de março, aconteceram os nivelamentos de hebraico para as turmas de alfabetização, básico e avançado. As aulas acontecem sob o método dos Ulpanim de Israel e tiveram seu início, no dia 16.

Nos dias 6 e 20, o Hillel abriu a casa para os Shabat Dinners. No 1º, tivemos um rodízio de japonês para 80 jovens, e no segundo um Buffet Kosher para 60 jovens. Em ambos os shabatot, os americanos do ASB estavam presentes e interagiram com os frequentadores do Hillel.

No sábado, dia 7, nosso Diretor Executivo, Bruno Bondarovsky, e nosso coordenador acadêmico, Michel Gherman, se encontraram com os peilim (ativistas) dos Movimentos Juvenis, Chazit Hanoar, Habonim Dror e Hashomer Hatzair. O encontro serviu para os jovens conhecerem os programas do Hillel e debaterem sobre as atividades em conjunto para este ano.

No dia 8, tivemos a 1ª edição do Stam Pub 2009. A casa ficou cheia com os 120 jovens que vieram comer um delicioso temaki, rever os amigos e interagir com os dois grupos do Alternative Spring Break (ASB), de Vanderbilt e Bucknell.

Este ano, o programa ASB, trouxe quatro grupos de americanos. Além de Vanderbilt e Bucknell, os universitários de Miami e Wisconsin também estiveram aqui. Durante todo o mês de março, os grupos se revezaram na construção de um Centro Cultural em Bangu, no Rio, e participaram da distribuição semanal de cestas básicas, em Sulacap. Além desses trabalhos voluntários, os jovens visitaram os pontos turísticos da Cidade Maravilhosa e interagiram com os freqüentadores do Hillel em programas como o Shabat Dinner, Festa de Purim.

Na segunda feira, dia 9, aconteceu a aula inaugural do grupo de teatro do Hillel, com a professora Renata Mizrahi. O grupo ainda está em formação e as aulas acontecem toda segunda, às 20h.

No dia 12, o Hillel inaugurou o Projeto Israelidades 2009. O 1º debate foi sobre o conflito em Israel e a opinião pública no Brasil e contou com a presença do professor de Direito Privado Internacional da UERJ, Jacob Dollinger, que debateu com mais de 50 jovens. O projeto, agora, acontece às 5as feira e conta com um grupo de 20 pessoas que debatem, junto com Michel Gherman, sobre a sociedade israelense e seus desdobramentos.

O Hillel Rio celebrou Purim em grande estilo. No dia 14 de março, 440 jovens, vestidos com as mais belas e criativas fantasias, lotaram o salão de festas do Clube dos Macacos. Todos dançaram muito e aproveitaram a duas mesas de buffet.

Além da grande Festa de Purim, o Hillel promoveu um “Cine Purim”, apresentando o filme “ Conquista de Reis”, que conta a história da celebração judaica. Em seguida, os jovens presentes participaram de um debate com Felipe e Morré, mashguirrim do Hillel e Coordenadores do Projeto Chevre.

No domingo, dia 15, mais de 40 jovens vieram ao Hillel para se inscrever e saber mais sobre diferentes programas de intercâmbio acadêmicos e culturais em Israel.

Na 4a feira, dia 18, o Hillel promoveu um delicioso rodízio de Shawarma para os americanos do ASB, que mais uma vez interagiram e se divertiram com voluntários da casa.
No mesmo dia, com o apoio do Hillel Rio e do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Judaicos (NIEJ), a escola Eliezer–Max exibiu, para familiares e alunos, que lotaram o Cine Odeon, o filme-documentário da “Marcha pela vida 2008”. Registro da viagem para Polônia e Israel, feita por 48 alunos da escola, relembrando os 64 anos de memórias do fim do holocausto e celebrando os 60 anos do Estado Judeu. Ao final do filme, Michel Gherman mediou um debate sobre memória e educação com o acadêmico Arnaldo Niskier, o historiador Luis Edmundo de Souza Moraes e o rabino Nilton Bonder.

Na 5ª, dia 19, o Hillel exibiu o filme “Beaufort”, inaugurando o “Cine Clube 2009”, sobre a retirada das tropas israelenses de uma base no Líbano. Mais de 20 jovens vieram à casa e, após o filme houve um debate sobre a sociedade e o conflito árabe-israelense, em cima das metáforas apresentadas.

O fim de semana de 21 e 22, foi marcado pelas atividades de Tzedek. O “Criança em Movimento” levou 41 crianças da comunidade Pavão-Pavãozinho ao Planetário e o grupo Sababa, no clima de Purim, animou o Lar dos Velhos de Jacarepaguá com fantasias e marchinhas de carnaval.

A sua contribuição tem sido importante para a continuidade dos programas do Hillel Rio e para a preservação da Comunidade Judaica do Rio de Janeiro. Traga os seus amigos para se juntarem a você e também contribuírem para o Hillel. Essa é uma causa que vale a pena.
Shalom,

Bruno Bondarovsky Georg Lipsztein
Diretor Executivo Presidente

Nenhum comentário: