terça-feira, 29 de novembro de 2011

Kaf Tet (29) de novembro! – O plano da partilha, o trem da independência.

Há 64 anos, no dia 29 de novembro 1947, a Assembléia Geral das Nações Unidas votou  o plano de partição de Israel -Resolução 181. Esta decisão levou à declaração do Estado de Israel em 14 de maio de 1948.

A decisão da partilha foi aprovada depois que a comitê do ONU (UNSCOP – United Nations Special Committee of Palestine), decidiu que o governo britânico não mais exerceria poder sobre aquele território e que o mesmo seria divido entre dois povos, mantendo Jerusalém sobre controle internacional.

Essa oferta foi negada pelos palestinos, que eram liderados por Chaj Amin El Huseini, que se negou a aceitar qualquer existência judaica naquelas terras. Com isso, teve início a chamada “Gerra da Independência” sendo a primeira parte desta, a luta contra os árabes palestinos dentro do país.

Hoje, 64 anos depois, o povo palestino luta pela sua independência. Porém para a pergunta sobre a aceitação de um estado judaico ainda não há resposta.

Nunca e tarde demais, eles alegam, imagino se os dois povos aceitassem aquele plano da partilha em 1947,  podíamos ter pulado muitas guerras desnecessárias. Enfim.

Kaf Tet (29) em novembro é um dia de muita alegria em Israel. Que foi uma passagem da declaração de Balfur (1917), quando os ingleses conheceram que os judeus devem ter um lar nacional, para o plano da partilha, quando a UNO, pesquisando os desenvolvimentos da terra e a situaçâo dos judeus na Europa (inclusive o comitê viu um navio de sobreviventes do holocausto, Exodus, sendo expulso de Israel para Europa), decidiu enfim partir a terra para os dois povos, que moram sobre ela por séculos, um ao lado do outro.

Bom Feriado de Kaf Tet de novembro!

Matan,

Sheliach Hillel Rio.

Nenhum comentário: