sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Carta do Mes de Setembro Hillel Rio

Rio de Janeiro, 1 de Outubro de 2009 Prezado Colaborador do Hillel Rio,
Setembro de 2009, que mês incrível! Seguindo o roteiro internacional de preparação do Taglit, nossa coordenadora Tamara Steinman, com a participação da diretoria do Hillel, entrevistou individualmente cada um dos candidatos que se inscrever- am para o programa. O grupo já está formado e começou suas atividades preparatórias decorando a Sucá do Hillel, nesta quarta-feira, dia 30. O Tzedek Hillel não parou este mês. Logo na primeira semana realizamos um treinamento de monitores de Coexistência e, no dia 27, dez turmas do segundo grau do Colégio Pedro II do Humaitá passaram pelo renomado workshop do Hillel Rio. Um dos adolescentes da escola disse: “Estudo com esse cara há 10 anos e hoje, em 15 minutos desta atividade, que conheci ele de verdade!”
O “Criança em Movimento” agitou a comunidade do Pavão-Pavãozinho nos dias 13 e 27 trabalhando com o tema identidade de grupo. E no dia 20, a Festa de Rosh Hashaná trouxe um sentimento especial para todos os Vovôs e Vovós no Lar dos Idosos com o Sababa!
O Ciclo MBA do Business Club foi para a sua sétima palestra, desta vez com o Consultor Daniel Borghi sobre o Tema: Private Equity: Avaliando Oportunidades Empreendedoras aplaudida pelo fiel público de mais de 30 jovens.
Dois encontros do Biná-Peoplehood reforçaram este programa inacreditável onde s jovens debatem con- ceitos atuais pautados por referências das fontes judaicas Talmúdicas. Este é o projeto Peoplehood, cujo conteúdo foi reformulado pela ONG Biná de Tel Aviv! No dia 3,
O Cineclube Israelidades passou o aclamado filme “Lemon Tree”. O debate após o filme foi muito quente por se tratar do polêmico tema da cerca física instalada por Israel que divide os territórios ocupados. O Curso de Cabala do Hillel, na sua edição com o Rabino Beuthner, traz a sofisticação da cabala numa linguagem jovem, mas não menos cheia de significado. O tema deste módulo são as Sefirot e 10 jovens se encontram “religiosamente” aos domingos para cada aula! O ponto alto do mês foi o Jantar de Rosh Hashaná, que foi considerado pelos jovens o melhor entre todas as edições já realizadas. Pra entender melhor, só vendo as fotos no site e o report no Informe Fierj deste mês!
Inédito e muito importante foi o encontro de representantes de nossos vários projetos. Através de dinâmi- cas e debates, os jovens constataram como a experiência de um pode ajudar nas questões dos outros. . O encontro contou com 20 representantes e passará a ser mensal. Desta forma, projetos que envolvem toda a casa como o Seminário Anual e o Show do Projeto Idan Raichel terão o envolvimento de todos os grupos da Casa.
O Yad Vaed se reuniu na segunda, dia 21 e em breve alguns projetos serão apresentados ao público como resultado deste grupo que desenvolve o tema do Holocausto segundo seu legado para a humanidade.
Nesta semana, nossas reuniões ocorrerão dentro da Sucá do Hillel!
Chag Sucot Sameach, Bruno Bondarovsky Georg Lipsztein Diretor Executivo Presidente

Nenhum comentário: