sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Voices of Peace no Rua Judaica

Edição 228    Diretor / Editor: Osias Wurman Sexta, 26 de Agosto de 2011

“THE VOICE OF PEACE” EMOCIONA COMUNIDADE DE FAVELA EM COPACABANA
O Solar Meninos de Luz que funciona na Comunidade do Cantagalo Pavão- Pavãozinho, em Copacabana, recebeu para uma tarde muito especial os jovens do coral Arabe-Israelense The Voice of Peace, que realizou uma apresentação para mais de 500 convidados.
O The Voices of Peace é um coro formado por 20 jovens com idades entre 12 e 18 anos( jovens muçulmanos, cristãos e judeus) que frequentam o Centro Comunitário Árabe-Judaico em Yaffo-Tel Aviv. O grupo é mais do que um canto pela paz: é uma oração pregada por diversas vozes que pedem por uma coexistência pacífica e um futuro tolerante. Através de sua musica o Coral transmite mensagens de paz, solidariedade e cooperação real entre nações e culturas.
Prestigiaram a apresentação o Cônsul Honorário de Israel no Rio de Janeiro Osias Wurman, o shelich da Agencia Judaica do Rio, Enrique Rosenbut(Kike), alem de Michel Guerman e Michel Wassersten representando o Hillel Rio que promove projetos sociais de coexistência no Solar Meninos de Luz.
O Solar é uma instituição filantrópica que funciona, há 20 anos, e tem como missão transformar a vida de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social das comunidades do Cantagalo- Pavão Pavãozinho através de ações preventivas, oferecendo educação integral, cultura, esporte, assistência social e cursos profissionalizantes.
O evento começou com o vídeo mostrando a historia da instituição seguida da saudação do Consul Honorário de Israel no RJ, Osias Wurman, e pela emocionante apresentação do Coral que encantou o publico com musicas que misturavam o árabe, o hebraico e o inglês. Os jovens também fizeram uma surpresa para os convidados cantando os sucessos “Pais Tropical” e “Trem das Onze” em português.
Depois foi a vez do coral do Solar Meninos de Luz retribuir a visita e a homenagem presenteando a todos com uma musica em hebraico. A festa contou ainda com apresentações de hip-hop, capoeira e percussão.
COBERTURA NA TV GLOBO
RJTV – 2ª edição
JORNAL DA GLOBO

BOM DIA RIO
Após o evento na comunidade Pavão-Pavãozinho, onde cantaram para as crianças do Solar Meninos de Luz, o coral Voices of Peace conheceu a casa do Hillel Rio de Janeiro. Os voluntários da instrituição aguardavam com curiosidade a chegada do coral, que emocionou a todos os presentes ao apresentar músicas em diferentes idiomas incluindo português. O clima de descontração tomou conta de todos os presentes, o resultado foi uma grande roda de dança onde se misturaram talentosos cantores com dedicados voluntários.
O Hillel Rio possui dois programas de Tzedek em parceria com o Solar, no Pavão-Pavãozinho: O Criança em Movimento, baseado em atividades recreacionais quinzenais, tem o objetivo de transmitir valores, cultura e cidadania. Ao todo são 20 voluntários envolvidos e que se encontram em reuniões de planejamento, seminários de educação não formal, passeios e iniciativas sociais. São 50 crianças entre 7 e 14 anos atendidas no projeto que já existe há cinco anos na comunidade. No último domingo o tema da atividade foi o aniversário do Solar, que comemora 20 anos.
O Coexistência também é um projeto de educação não formal que oferece workshops e debates sobre direitos humanos, diferenças, aceitação do "outro" e preconceitos. O projeto existe há três anos no Solar e atende os alunos do 9 ano. O Hillel Rio oferece capacitação para os monitores que visitam escolas judaicas e não judaicas, levando a reflexão para diversos setores da sociedade. Todo ano é realizado uma exposição com os quadros da exibição Coexistence, que são ferramentas utilizadas nas dinâmicas escolares. Na última segunda-feira, os temas discutidos em sala foram racismo, rejeição e respeito pelo próximo.
Na semana passada, em São Paulo, os jovens que compõem o grupo The Voices of Peace Choir puderam conhecer o trabalho e interagir com as crianças e jovens do Lar das Crianças da Congregação Israelita Paulista (CIP). Depois de passar a manhã visitando escolas judaicas, o grupo se dirigiu ao Lar, onde se reuniu com membros da Orquestra Infanto-Juvenil de Violões para duas horas de troca de experiências e muita música. O The Voice of Peace realiza uma apresentação hoje, dia 26, no Kabalat Shabat da CJB na AABB, e neste sábado, dia 27, às 21h na ARI.
A visita do Coral ao Brasil foi iniciativa da CIP de SP em comemoração aos 75 da instituição, e ao Rio de Janeiro foi uma realização do Consulado de Israel no RJ, Agencia Judaica, Hillel-Rio, CJB, ARI e patrocínio de CSC BRASIL.



Nenhum comentário: