quarta-feira, 29 de julho de 2009

AMIA -Atentado aconteceu há 15 anos. Justiça!

O Grupo de Debate ISRAELIDADE do Hillel Rio convida a todos para a exibição do Filme “Memória de quem fica - O 11 de setembro argentino foi em 18 de julho de 1994” sobre os 15 anos do atentado terrorista à Associação Mutual Israelita Argentina, a AMIA. O filme será exibido nesta quinta feira 30 de julho, às 20h. Em seguida teremos discussão sobre o mesmo e quanto à existência e os riscos do anti-semitismo em nossa plural América Latina.

AMIA -Atentado aconteceu há 15 anos. Justiça!




Naquela fria manha de inverno buonarense de 1994, as sensações de horror, medo e repudio ante a barbárie atingiram bem o seio da comunidade judaica latina e a história de Buenos Aires. O terrorismo mostrava então uma vez mais seu desprezo pela vida antecipando o que anos mais tarde enlutaria o mundo inteiro com os atentados realizados em Nova Iorque, Londres, Madri, Mumbai, Bagdad e muitos outros lugares.Vitimas que naquela manhã tiveram sonhos e vidas sob a força do ódio, do fundamentalismo e falta de dialogo, ceifados.

Em meio as atividades para a celebração do centenário da AMIA, em 18 de Julho de 1994, pontualmente as 9:53h ,um atentado destruiu o edifício, assassinando a 85 pessoas e ferindo a outras 300. Cabe a reflexão que dois anos antes ,em 17 de março de 1992 um ataque com características muito similares ao efetuado a Amia fora perpetrado contra a Embaixada de Israel em Buenos Aires deixando 27 vitimas fatais e mais de 100 feridos. E nestes 15 anos muito se tem dito e escrito,porém ainda não se conhece a verdade e o atentado, ainda que as autoridades ainda investiguem, segue impune.

São 85 historias que não puderam seguir sua trajetória. E mais de 300 outras de homens, mulheres, crianças, idosos e jovens. Judeus, católicos, argentinos, bolivianos. Todos haviam começado o dia com suas pequenas tarefas cotidianas: trabalhos, estudos, ir ao medico, pagar contas, começar alguma dieta, comprar um presente, voltar à casa...

Depois de tanto tempo, o objetivo final sem duvida era que tudo terminasse no mais triste esquecimento, porem isto não se cumpriu.

Porque o exercício da memória pelas 85 vitimas, irmãos latinos, permanecem mais vivas do que nunca junto a reivindicação por justiça.

Vale ressaltar que esta quinta feira dia 30 de julho do calendário comum concilia com o termino do jejum de 9 de Av, iniciado na quarta feira (Jejum de Tisha B’ Av) dia este em que meditamos ser o dia dos mais tristes de nossa história. No qual lidamos com as dores sofridas no dia em que ocorreram as duas destruições do Beit Hamikdash: a primeira em 586 da Era comum pelos babilônios e a segunda no ano 70 da Era comum pelos romanos.

Até lá!

ISRAELIDADE - HILLEL RIO

Nenhum comentário: