sexta-feira, 10 de julho de 2009





QUINTA FEIRA, 9 DE JULHO

Os trinta e quatro jovens do Yad Vaed 2009 já estao em terras polonesas. A viagem foi longa. Na terca-feira, 7, o grupo se encontrou no aeroporto do Galeao-Tom Jobim e partiu rumo a Guarulhos. Depois de seis horas de espera, eles pegaram o voo para Madrid, com duracao de dez horas. Em seguida, foram mais cinco horas com destino a Varsovia, tambem via aerea.

Na capital da Polonia, os jovens comecaram o passeio por uma parte importante da historia judaica na Europa - antes, durante e depois da Segunda Guerra Mundial. O primeiro local a ser visitado foi o cemitério de Varsóvia, com cerca de 250 mil judeus enterrados. Entre eles, grandes nomes do cenário europeu, como o escritor Itzhak L. Peretz e personalidades ligadas ao teatro, política, entre outra áreas.

No segundo dia, os jovens viajaram mais três horas até a cidade de Bialystok, que nos anos 1930 chegou a ter cerca de 50% do moradores de origem judaica, em uma populacao de, aproximadamente, cem mil habitantes.

Hoje, os resquicios da vida comunitária na cidade incluem um monumento em homenagem a dois mil judeus mortos pelos nazistas, dentro de uma sinagoga, nos anos 1940. Além disso, há uma placa em um edificio da prefeitura, indicando que o prédio funcionara como templo judeu algumas décadas atrás.

Outra cidade visitada, na regiao, foi Tikotin. Na mesma época, havia cerca de 3 mil judeus na localidade. Em 1943, nao foram necessarios mais do que dois dias para que todos fossem assassinados pelos nazistas. Assim como em Bialystok, eles tambem representavam metade da populacao que vivia ali.

Fundada em 1642, a sinagoga de Tikotin foi preservada e hoje funciona como museu. Uma das particularidades do templo é que algumas rezas foram artisticamente gravadas em suas paredes internas. Próximo a algumas das preces, ha o nome de membros da comunidade, que ao contribuírem com a instituicao puderam escolher uma reza para constar no local.

Para encerrar o dia, o grupo reservou uma tarde para conhecer o campo de extermínio de Treblinka, onde foram executados quase 900 mil judeus, entre 1942 e 1943. No campo, há um grande memorial em honra as vítimas, onde os jovens cantaram o hino de Israel - Hatikva - e prestaram outras homenagens.

O conhecimento adquirido durante o dia e a emocao de ter estado tao próximos de um ponto histórico motivou os jovens. Depois do jantar, as 22h, todos se reuniram para expressar seus sentimentos e debater suas ideias. O passeio continua amanha.

Confira as fotos do primeiro dia do Yad Vaed 2009. As imagens do segundo dia você vê amanha.

Nenhum comentário: