segunda-feira, 13 de julho de 2009





Sabado, 11 de julho

Os trinta e quatros jovens do Yad Vaed continuam sua viagem através da Polônia e no terceiro dia deixam Bialystok para irem rumo à cidade Lublin. Já na cidade, param primeiramente para visitar o cemitério judeu antigo, onde estao enterrados entre outros, Rabi Shlomo Shachna fundador da famosa Yeshivá de Lublin.

Partem em seguida para conhecer o campo de Majdanek que se localiza somente quatro quilômetros de Lublin. O local impressionou a todos pela precisão da reconstrução de toda sua estrutura física. O percurso da visita foi feito como se adentrássemos o campo no período da guerra, passando primeiro pelos portões e indo em diretamente para as salas de banho e desinfecção, em seguida câmaras de gás ou barracões e por último os fornos crematórios. O grupo mostrou-se profundamente abalado com o que foi visto, e durante o almoço alguns choraram outros prefiram permaner em silêncio para refletir.

A última parada do dia foi na antiga Yeshivá de Lublin, hoje desativado, onde foi entoado o Adon Olam em memórias as vítimas da Shoah.

Já no ônibus rumo à Varsóvia foi exibido o filme "Uprising" que tem como tema principal o levante judeu do gueto de Varsóvia. A chegada ao Novotel se fez de forma tranquila e logo os jovens seguiram para a cerimônia de Kabbalat Shabbat na única sinagoga em funcionamento de Varsóvia onde encontraram com outros jovens de Chicago. Após o jantar, alguns aproveitaram para ir conhecer a noite da cidade e dançar um pouco ao som de músicas latinas, inclusive brasileira, no bar Organza.

Nenhum comentário: